Mentoria Acadêmica

Você já ouviu falar de mentoring acadêmico?

Segundo Paulo Erlich, um dos pioneiros no assunto em nosso país, a mentoria é uma relação que pode se dar informalmente ou ser selada num acordo de mentoring. A partir de então, serão demarcados encontros com duração de 1 hora, em que o mentor, “com base em seu saber e experiência, estimula e influencia outra pessoa (mentorado) a ganhar conhecimento, ter segurança emocional para realizar o que necessita e adaptar-se ao ambiente em que precisa atuar. Mentoring tem a ver com compartilhamento e vontade de ajudar o desenvolvimento do outro”[i].

 

Assim, se você busca iniciar um curso de pós-graduação stricto sensu, e está sentindo a necessidade de se desenvolver em algum aspecto, seja no passo a passo da construção do projeto de mestrado, no preparo de seu ambiente de estudo e na administração do tempo de estudo, para que não se sinta sozinho nesta jornada, oferecemos a você o acompanhamento individualizado, em dupla ou grupos, para que o processo não seja mais penoso do que efetivamente o é!

 

A mentoria acadêmica é desenvolvida em (no mínimo) 3 encontros intervalados num certo espaço de tempo entre um e outro, para que possam ser absorvidos os preceitos passados e realizadas algumas atividades, por meio da troca de conhecimentos e experiências com a mentora e professora Dra. Paula Zambelli Salgado Brasil.

 

À medida que o caminho vai sendo percorrido, é possível que se sinta a necessidade de outros encontros, entretanto, é aconselhável que para o desenho do projeto de mestrado, seja assistido o curso e realizados os 3 encontros mínimos.

 

Além disso, é muito interessante ter uma conversa qualificada para falar sobre o processo da entrevista, ou estar seguro emocionalmente na futura banca de qualificação, não? E como se comportar em seus encontros com o orientador ou na forma de condução e delineamento da pesquisa?

 

Assim, a mentoria se desenvolverá em blocos de 3 reuniões com 1h de duração cada, marcadas mediante um agendamento prévio de 3 dias, num horário de conveniência para mentora e mentorado(a) – sendo oferecidas nos seguintes dias: segunda, terça ou quarta-feira, e nos seguintes períodos:

Manhã: início às 10h00 ou 11h00,

Tarde: início às 16h00 ou 17h00

Noite: início às 20h00 ou 21h00

 

Quer entender melhor o processo e como ele acontece? Escreve para gente: lato.mentoria@gmail.com

 

[i] Ver mais sobre isso em: https://www.erlich.com.br/o-que-e-mentoring/