Carreira de Sucesso: as 5 dicas de ouro

Preparamos este texto para aqueles que sentem que lhes falta dar um passo para alcançar uma efetiva carreira de sucesso. Pode ser que seja este o teu caso, como é o de milhões de pessoas em todo o mundo.

Se tua carreira estagnou ou, apesar de ir bem, pensas que ainda poderia descolar e levá-lo a patamares muito mais altos… porém não fazes a menor ideia de como realizar isto.

Preparamos um e-book completo, um guia definitivo de como podes vir a ter a carreira de sucesso que tanto almejas.

Dercarrega Gratuitamente o Ebook "Carreira de Sucesso"

O e-book exibe e explica 25 dicas de como vir a ser um profissional mais bem sucedido. No entanto, separamos para cá as 5 dicas as quais acreditamos serem fundamentais, as de maior imporáncia.

Uma das melhores maneiras de impulsionar tua carreira e elevá-la ao próximo nível profissional é desafiar-te constantemente, aprimorar habilidades, mudar atitudes e expandir horizontes.

Trabalhar em função de teu próprio desenvolvimento profissional é uma importante forma de alavancar tua carreira. Milagres não existem no que diz respeito à carreiras de sucesso.

Um pouco de sorte, sim, pode haver. No entanto, o principal é o que tu fazes para alcançar o que tanto queres. Sem que te esforces pessoalmente, certamente teus resultados seguirão sempre parecidos, e tu seguirás descontente contigo mesmo e com tua carreira.

Se realmente desejas dar um passo à frente no trabalho, existem certas atitudes, habilidades e comportamentos que podem ajudá-lo em tua jornada.

Indicamos fortemente a leitura do e-book, cujo contueúdo está totalmente pensado para ajudar-te neste percurso de ascensão profissional.

1. Traça uma meta

Metas são objetivos de curto ou longo prazo. Estipula-se metas para que as alcancemos. Todos precisam de metas, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

Porém é preciso ter clareza de que metas devem ser possíveis de alcançar, mas não tão facilmente. É preciso ser algo que, empregando-se algum esforço seja possível de alcançar.

Como eu posso traçar metas realizáveis mas que ainda assim sejam desafiadoras e desenvolvam meus conhecimentos e capacidades?

2. Investe em autoconhecimento

Ao contrário do que a muitos lhes possa parecer, autoconhecimento não está relacionado a questões místicas e espirituais. Autoconhecimento é entender como cada um vê a si mesmo, perceber suas limitações e pontos fortes, conhecer seus sentimentos verdadeira e profundamente.

Investir em autoconhecimento é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Quais são teus talentos?

Em quais áreas ou competências tens mais dificuldade?

Saber identificar os teus pontos fortes e fracos serve para que adquiridas a capacidade crítica necessária para redesenhar teu futuro pessoal ou profissional.

3. Melhora o que pode ser melhorado

A partir do momento em que tens a consciência de:

  • Aonde queres chegar;

  • Quais são tuas metas e objetivos;

  • Teus sentimentos, capacidades, dificuldades, habilidades e conhecimentos - sempre de forma honesta e franca contigo mesmo...

Neste momento serás capaz então de discernir quais atitudes mais concretas deves tomar para aprimorar-te em busca de uma carreira de maior sucesso.

Mantém-te sempre atualizado, faça cursos, leia e estude, fique em dia com o mundo.

Melhora teu desempenho no trabalho aprimorando de forma contínua tuas habilidades e certificando-te de que teus superiores estejam a conhecer os resultados de teu desenvolvimento.

Os teus conhecimentos e competências aumentarão naturalmente à medida que te tornes mais experiente na tua função.

A melhor forma de manter tua carreira profissional sempre em prosperidade e até em ascensão, é nunca parar de aprender. Não te deixes estagnar: participa de cursos de atualização, especializações, workshops e acompanha as novidades e tendências da tua profissão e área de atuação.

4. Sê humilde e confiante

A confiança forma parte do pacote de comportamentos que ajuda a alavancar a carreira e, conforme estudo, é a base para se estabelecer bons relacionamentos profissionais.

A realidade é que as pessoas mais bem-sucedidas nem sempre foram as mais talentosas. Mas aqueles indivíduos tinham algo que os separava da grande massa de pessoas: uma grande ideia, e a confiança necessária para torná-la realidade.

Entretanto, tem claro em tua mente que confiança não seja sinónimo de arrogância, pois é justo o contrário do que se espera. Arrogância está atrelada à falta de humildade, orgulho excessivo e excesso de vaidade e não necessariamente tem nada que ver com um profissional autoconfiante.

O autoconfiante é aquele profissional que realmente se preparou para alcançar seus objetivos, mas que sabe que sempre há espaço para melhorias, para ouvir as contribuições de outras pessoas e aperfeiçoar-se nesse processo.

Não tenhas medo de equivocar-te e expressar tuas dúvidas e questões. Por melhor que sejas, não há percurso que permaneça todo o tempo em ascensão. Cair faz parte de uma vida profissional de sucesso. A queda deve oferecer aprendizado, e gerar o impulso que faltava para o aprimoramento ou para uma mudança de carreira.

Um erro e um fracasso interrompem a rotina e podem proporcionar a oportunidade de explorar novas soluções, mas somente se tu tiveres a atitude correcta.

Profissionais bem-sucedidos conseguem aprender tanto com suas quedas quanto com seus triunfos. Tira lições de todas suas experiências, as boas e as ruins. Portanto, uma dica de ouro é que faças dos obstáculos da tua carreira profissional degraus para o teu sucesso.


Se estás a gostar, descarga gratuitamente o e-book com 25 dias completas e bem explicadas às suas aplicações práticas. Basta carregar no botão abaixo:

5. Trabalha em equipe

Tu fazes parte de um todo mais amplo. Uma das habilidades mais valorizadas no mundo corporativo é a empatia, ou colocar-se no lugar do outro. Assume as responsabilidades de tua equipa, saiba dividir tarefas, ajuda quem estiver precisando e sabe também pedir auxílio quando tiver dúvidas. Esclarece em tua mente que todos trabalham por um objetivo comum.

DICA EXTRA: Considere uma experiência internacional

Viver em outro país é uma experiência a considerar. Vivenciar outros idiomas e outras culturas pode ser decisivo para crescer pessoal e profissionalmente. As lições aprendidas ao longo de uma experiência internacional são capazes de abrir tua visão de mundo e melhorar tuas habilidades sociais.

Outro ponto positivo das experiências no exterior é ter a oportunidade de vivenciar o que os profissionais de sua área estão produzindo e pensando em grandes centros da Europa, por exemplo.

Uma vasta gama de opções encontra-se disponível que vão de intercâmbios presenciais de programas de estudo a cursos online de qualidade.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo