• Conceptual Courses

O que é Design Thinking?

Atualizado: 30 de Out de 2020

O Design Thinking nasceu na área do Design, mas pode ser aplicado por qualquer um. Basta disposição para entender o que é Design Thinking. Não é exatamente um método, embora envolva perguntas essenciais e etapas neste processo. A palavra abordagem é uma excelente forma de definir o que é Design Thinking. Existem algumas vias para entender o Design Thinking.


O ofício dos designers envolve a criação de soluções, geralmente na forma de produtos e serviços. Para isto, o olhar crítico e a visão inovadora são essenciais.


Existem três principais premissas para a aplicação do Design Thinking:

  1. Foco nas necessidades e desejos das pessoas

  2. Entender como a tecnologia pode servir para atender estas necessidades e desejos

  3. Calcular a viabilidade económica, tendo em vista os itens 1 e 2, para promover o sucesso da empresa

Enquanto algumas pessoas buscam cursos em instituições de educação, outras preferem individualmente buscar referências de livros e colocar em prática por conta própria. Neste sentido, buscar uma ajuda para descobrir qual o melhor caminho para a sua jornada, pode ser de grande utilidade.


Não há certo e errado aqui, basta definir qual o melhor caminho para ti.


Elaboramos um E-book bem detalhado sobre o que é Design Thinking, com o objetivo de facilitar a aproximação à esta abordagem inovadora.


Abaixo apresentaremos um rápido resumo do conteúdo do mesmo, assim terás uma visão geral do assunto.


Os benefícios do Design Thinking

O Design Thinking já vem sendo aplicado por empresas há décadas. Grandes nomes como Nike, Apple, Natura são conhecidas por confirmarem os benefícios do Design Thinking, tanto em termos de fatia de mercado quanto impacto na cultura interna.


No entanto, o campo de aplicação do Design Thinking tem crescido e já é aplicado nos mais diversos setores, como educação e organizações sem fins lucrativos.


Ou seja, o Design Thinking pode trazer benefícios internos e externos a qualquer organização. Entender como funciona o Design Thinking pode trazer vantagem competitiva.


Como funciona o Design Thinking

Não há uma receita de bolo, porém alguns pontos importantes do processo são: a empatia, o pensamento integrativo, a experimentação e a colaboração. Estas disposições gerais são guias para a aplicação desta abordagem.


  • A empatia é a disposição que permitirá compreender de forma profunda a realidade das pessoas, seus desejos e necessidades.

  • O pensamento integrativo é importante para trazer soluções inovadoras, a partir da multidisciplinaridade.

  • A experimentação é um convite a colocar em prática as soluções encontradas, e a partir desta prática reconhecer pontos positivos e potenciais falhas.

  • A colaboração é também um elemento fundamental, que visa aproximar os colaboradores das organizações na busca de novas ideias.

Como aplicar o Design Thinking

Como já exposto, não existe uma única forma de aplicar o Design Thinking, mas há referências de organizações como a IDEO que adotou o Design Thinking como DNA. A IDEO também realiza, há anos, um trabalho de educação importante nesta área.


4 maneiras de incorporar o Design Thinking nas organizações

  • Como DNA da organização;

  • Como elemento central para tomada de decisões;

  • Apenas em determinados setores da organização;

  • Como serviço contratado externamente.

5 Etapas do Design Thinking


1. Imersão

O objetivo é aproximar-se do usuário. Observar como sentem-se e comportam-se as pessoas.


2. Definição

Este é o momento de clareza. Aqui é definido o problema essencial, a partir do teu ponto de vista. É um momento de sintetizar informações coletadas.


3. Idealização

Este é o momento da criação de ideias. É a transição do modo investigativo para o criativo.


4. Prototipagem

Nesta etapa, todas as ideias geradas e aprovadas nas etapas anteriores são consideradas e desenhadas para serem aplicadas.


5. Testagem

Finalmente, a etapa de colocar o protótipo para funcionar na realidade, e avaliar os resultados.

É importante notar que este é um processo não-linear. Uma falha notada em determinada etapa pode levar-te de volta a etapas anteriores.


Esperamos que até aqui já tenha uma visão geral sobre o que é Design Thinking. O E-book traz informações mais detalhadas, assim como cases de sucesso e algumas referências de ferramentas disponíveis para a aplicação da abordagem.


>> RECEBE TEU E-BOOK GRATUITO, BASTA CLICAR AQUI <<


Na prática, o Design Thinking é um processo bastante customizável, por isso o universo de praticantes nos mais diversos setores não para de crescer.


Este vídeo traz informações sobre como funciona o Design Thinking em ação, com exemplos de casos concretos. Desfruta!

No mundo atual de velozes transformações económicas e sociais – em escala global porém também com efeitos locais – o Design Thinking tem o potencial de trazer inovação para qualquer organização.


Sentes que estás pronto para aprofundar-te neste tema? O E-book pode ser um bom começo, se buscas soluções inovadoras para os desafios enfrentados por sua organização.




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
Subscrever notícias.