• Conceptual Courses

Gestão de resultados

Gestão de resultados é uma estratégia de gestão de negócios na qual os resultados alcançados definem as ações vindouras. Essa maneira de trabalhar exige um monitoramento constante dos resultados que se atingem, para definir então as futuras ações.


O conceito de Gestão para Resultados surgiu em meados do século XX, e sua criação é comumente atribuída ao austríaco Peter Drucker, aparecendo em sua obra "The Practice of Management".


Enquanto a gestão tradicional tem como foco os processos, na Gestão de Resultados os objetivos da instituição são colocados em foco, como orientadores das ações em todos os níveis e departamentos da organização.


Principais características da Gestão de Resultados

1- A responsabilidade é compartilhada


Todos os funcionários, independente da função, compartilham a responsabilidade pela definição dos objetivos, e resultados obtidos. Nessa perspectiva, todos que fazem parte da organização devem ter as metas como orientadores de suas ações.


2- Integração dos diferentes departamentos


Como o senso de pertencimento é estimulado na abordagem da Gestão de Resultados, é também necessário que os diferentes departamentos estejam integrados de forma harmónica. Na Gestão de Resultados, a integração traz como consequência o aumento da produtividade.


3- Foco dos Resultados


Mudar o foco para os resultados é uma forma de criar mais oportunidade para inovação na busca de soluções, já que a energia é deslocada da forma que algo deve ser realizado, para garantir que os objetivos sejam atingidos.


Gestão de Resultados no planejamento anual


Ouve-se dizer que 2020 foi um ano que não existiu. Por aqui, cremos que não apenas existiu como foi um ano de oportunidades para o crescimento e o desenvolvimento de diversas capacidades e habilidades.Talvez não tenhamos tido como manter uma gestão de resultados tão eficiente quanto desejávamos, pois foram muitos os imprevistos. No entanto, muito aprendemos e temos, a partir daí, a possibilidade de planejar os resultados que desejamos alcançar no próximo ano, seja na vida pessoal, seja nos negócios.


Planejar o ano que chega é necessário, e dado o atual contexto, é um trabalho complexo. Avaliar as conquistas e dificuldades do ano que se passou é fundamental.


Como está a gestão de resultados de sua organização?


Independente do tamanho de sua empresa, natureza da organização, se és "eu" empreendedor, definir metas é imprescindível. Como está a motivação da equipe? Quais foram os principais resultados? Onde será necessário fazer ajustes? Como está a inovação?


Estratégia é um passo importante.


Liderar exige coragem e confiança. O ano de 2020 apresentou diversos desafios, elaboramos uma lista que pode auxiliar quem empreende e quem aspira a este lugar.


Dicas práticas


Vê estas dicas práticas do que fazer para garantir um planejamento com base na gestão de resultados:


Valoriza seus colaboradores


Olha ao redor, vê quem te segue e valoriza. Valorizar passa por criar um ambiente onde o colaborador sinta pertencimento, responsabilidade e que seu trabalho é parte fundamental na organização. Oferecer incentivos também é uma forma de manter a motivação das equipes em alta.


Metas da organização


Bota as ideias em uma lista, que seja visível diariamente. Quais ferramentas podes estar a utilizar? A ferramenta OKR (Objetivos e Resultados Chave) é excelente para manter o foco, e pode ser utilizada de forma coletiva e em diferentes departamentos.


Metas dos colaboradores


Como as pessoas ao seu redor estão, ou podem estar contribuindo para seu sucesso? Definir OKRs individualmente pode potencializar o alinhamento dos objetivos pessoais dos colaboradores, com os grandes objetivos planejados pela organização.


Monitoramento


Todos estão cumprindo suas tarefas? É importante manter uma rotina de avaliação dos resultados. OKRs, por exemplo, podem ser definidos para diferentes períodos: curto, médio e longo prazos. Porém só terão algum valor em termos de produtividade se forem submetidos a avaliações periódicas.


Checklist


Checklists são ferramentas simples, mas que podem complementar outras, como os OKRs. Um determinado objetivo-chave pode ser dividido em determinadas etapas e tarefas necessárias. O gerenciamento de tempo que precisa ser feito, quando e onde? Ferramentas online como a plataforma Trello são simples de usar, e poderá ser um aliado no gerenciamento de tempo e tarefas entre colaboradores.


Gestão de resultados no novo ano


Com a ampliação das oportunidades profissionais e educacionais de forma remota, é bom permanecer atento. A tecnologia já vem mudando estes cenários em nível global. Surgem novas tecnologias que facilitam o processo de gestão de resultados. Quais oportunidades podem potencializar seus resultados? Talvez seja realizar um novo curso, ou mesmo um novo desafio de carreira, como empreender.

Deixamos vocês com este TED Talk que fala sobre o sistema de definição de metas que usamos como referência hoje, os OKRs, Objectives and Key Results. Afinal, uma boa estratégia de definição dos objetivos e resultados principais é um bom começo de planejamento de metas para o ano que está por vir. O sistema é adotado por gigantes como Google e Intel, mas é um sistema simples que pode ser aplicado em diferentes escalas, até na vida pessoal. Afinal, este é o desafio que lançamos – porque não aplicarmos a gestão de resultados.

E se nos desafiássemos a também gerir nossas vidas a partir da gestão de resultados?


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
Subscrever notícias.