From Nuremberg to GDR: Germany on trial

Sobre

Falaremos sobre justiça internacional e processos de responsabilização nos Julgamentos de Nuremberg e na Alemanha Oriental após a Reunificação, tomando dois livros do Dr. Mouralis como base para discussão: “Le Moment Nuremberg: le procès international, les advogados et la question raciale” e “Une épuration Allemande: la RDA en procès 1949-2004.” A palestra com o Dr. Mouralis será em inglês, tendo como moderadores Ludmila Franca-Lipke e Dr. Flávio de Leão Bastos Pereira (Universidade Mackenzie). O trabalho de Mouralis oferece uma abordagem crítica para as soluções judiciais de conflitos no século XX, seja o fim da Guerra Fria na Alemanha (que ele analisa em termos de 'limpeza') ou as consequências da Segunda Guerra Mundial (vista como um parênteses ambíguos na longa história do relacionamento distante dos Estados Unidos com o direito internacional). “Le Moment Nuremberg” é baseado em uma pesquisa detalhada de juristas americanos associados aos julgamentos de Nuremberg, examinando as restrições profissionais e raciais que pesavam sobre seu trabalho. Em “Une épuration Allemande” Mouralis explora a dupla gênese da purificação que se seguiu à unificação alemã: por um lado, os primeiros passos dessa purificação foram dados, na própria RDA, durante a revolução pacífica do outono de 1989. Por outro lado , A justiça da Alemanha Ocidental estava extremamente bem preparada para cumprir essa missão. No entanto, a experiência da Alemanha Ocidental com os julgamentos de criminosos nazistas desempenhou um papel decisivo na década de 1990: o suposto fracasso deste foi prontamente invocado para justificar uma ampla e firme purificação pós-comunista. Mais fundamentalmente, políticos e magistrados fizeram uso extensivo de ferramentas legais forjadas durante os julgamentos de criminosos nazistas. Guillaume Mouralis é Professor Pesquisador (Directeur de recherche) no CNRS. No cruzamento da história das ideias sociais e políticas, ele pesquisa o tratamento judicial de passados ​​autoritários em nível nacional e internacional. Depois de uma tese de doutorado sobre 40 anos lidando com crimes da RDA na Alemanha, ele se dedicou à história social do Julgamento Internacional de Nuremberg. Especialista em conflitos e limpezas judiciais no século XX, Mouralis dedica-se atualmente às apropriações militantes do direito internacional e, em particular, à criação de tribunais alternativos como o Tribunal Russell-Sartre (1966-1967).

Modalidade:

Online (Zoom)

Idioma:

Inglês

Carga horária:

2h

Investimento:

R$ 50,00

Data e horário

Encontro online, através do Zoom

 

Dia 27/03

Brasília, Brasil:  12h

Lisboa, Portugal: 15h

Berlim, Alemanha: 16h

Público-alvo

Estudantes de graduação, pós-graduação e não-acadêmicos interessados sociologia, ciência política, direito, história, filosofia.

Objetivos

O propósito é tornar possível entender e pensar nossa realidade por meio do diálogo com sujeitos comprometidos com os pressupostos da honestidade intelectual, da liberdade de espírito e da responsabilidade pelo mundo, aliando divulgação científica, democratização de conhecimento e ampliação dos canais de diálogo entre intelectuais e a sociedade, queremos tornar possíveis modelos de aprendizado que informem nossa atuação social e política, neste momento em que a ciência é posta em xeque pelo populismo na política e na Academia. Esta é a nossa proposta: parar para pensar, pensar para agir.

Certificado

O curso será certificado pelo Centro Internacional de Estudo, Investigação Aplicada e Inovação (CIEIA).

Professores
Prof. Dr. Guillaume Mouralis

Professor e pesquisador do Centre national de la recherche scientifique (CNRS/França) e diretor do Centre Marc Bloch (Alemanha)

Prof. Dr. Flavio de Leão Bastos Pereira

Doutor em Direito (Mackenzie). Professor de Direito (Mackenzie). Membro do rol de especialistas da Academia Internacional dos Princípios de Nuremberg/Alemanha. Associado à "International Association of Genocide Scholars" (IAGS).

Profª Mª Ludmila Franca-Lipke

Ludmila Franca-Lipke é doutoranda em Ciência Política pelo Otto-Suhr-Institut für Politikwissenschaft na Universidade Livre de Berlim e mestra em Direito pela UFBA.

Observações

Vagas limitadas.

A palestra do Prof. Dr. Guillaume Mouralis será em inglês.

A gravação da palestra será disponibilizada aos inscritos pelo prazo de 7 dias após o encerramento. 

Inscrições

As inscrições encerram no dia 25 de março de 2021.

 

Para se inscrever, clique no botão de inscrição abaixo. Você será redirecionado a página de pagamento. Após a confirmação do pagamento, será enviado para seu email um PDF com as informações do curso e dados de acesso. 

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
Subscrever notícias.

Lato Saberes Consultoria Educacional LTDA. CNPJ 30.583.908/0001-36. Rua Monte Casseros, nº47 - Centro - CEP: 09015-020